Corpo Docente de Excelência


PROF. DR. ALEXANDRE DAL PAI
Descrição:
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu, onde leciona as disciplinas de física do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Participa também lecionando e orientando na pós-graduação em Agronomia, nos programas Energia na Agricultura e Irrigação e Drenagem. Possui experiência nas áreas de energias renováveis, processos de conversão de energia solar e biomassa, modelos de estimativa da radiação solar e da fotossinteticamente ativa, além de estudos sobre métodos de medida da radiação solar difusa.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Monitoramento e modelagem estatística de variáveis agrometeorológicas; Métodos de medidas da radiação solar; Desenvolvimentos de soluções informatizadas para sistemas agrícolas
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão


PROFA. DRA. CAMILA PIRES CREMASCO GABRIEL
Telefone: (14)3404-4254
E-mail: camila.cremasco@unesp.br
Departamento: Engenharia de Biossistemas/FCE UNESP/Tupã
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela FCT/UNESP (2000), mestrado em Matemática pela UFSCar (2004), doutorado em Agronomia/Energia na Agricultura pela FCA/UNESP (2008), pós-doutorado em Biometria pela IB/UNESP (2011) e Livre-Docência em Matemática Aplicada pela UNESP (2018). É líder do grupo de pesquisa Compositional Nutrient Diagnosis (CND). Atualmente é Professor Associado da FCE/UNESP e docente dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da FCE/UNESP (colaborador) e Engenharia Agrícola da FCA/UNESP (permanente). Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Engenharia Agrícola e Engenharia de Biossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica fuzzy e modelagem matemática.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Sistemas de inteligência artificial neuro-fuzzy aplicados no manejo de culturas, no processamento de dados de sensores para uso eficiente da água na agricultura e na engenharia agrícola.
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Engenharia Agrícola de Precisão


Possui Graduação em Informática para Gestão de Negócios pela Faculdade de Tecnologia de Botucatu (2007), Mestrado em Agronomia (Irrigacao e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e Doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Tem experiência na área de Geoprocessamento, desenvolvimento de softwares em Delphi, Sistemas de Informações Geográficas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atuando no segmento de Avaliação de Risco Ambiental e Comportamento dos Defensivos Agrícolas no Meio Ambiente com o desenvolvimento e uso de softwares, Sensoriamento Remoto e Geoestatística. Realizou o Programa de Estágio Sanduíche no Exterior (CAPES-PDSE) no Consiglio per la Ricerca e la Sperimentazione in Agricoltura (CRA-SCA) em Bari na Itália em 2014/2015 com o projeto "Stochastic Simulation as Interpolation Process on ARAquá Leaching Model Program". No ano de 2010 recebeu Menção Honrosa no 2º Prêmio Agroambiental Monsanto - Categoria Pesquisador com o trabalho "ARAquá - Software para Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxicos". No ano de 2015 teve o trabalho intitulado " Amostras virtuais no planejamento amostral de atributos do solo de uma bacia hidrográfica" premiado no IV Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. Atualmente é Professor de Ensino Superior do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Eduvale de Avaré e Docente Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Engenharia Agrícola) da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu - FCA/UNESP.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a aplicação de Geoprocessamento em áreas da Agricultura e Recursos Hídricos, mais especificamente a utilização de metodologias geoestatísticas. Além disso, atua também na área de programação de softwares para aplicações na agricultura.
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão
PROF. DR. DIEGO AUGUSTO DE CAMPOS MORAES


PROF. DR. ENZO DAL PAI
Possui graduação em Engenharia agronômica pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado e doutorado na área de Energia na agricultura feito na UNESP-FCA, concluídos em 2010 e 2014, respectivamente. É professor do Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia da FCA-UNESP-BOTUCATU-SP. Ministra aulas para o curso de graduação em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, e no programa de pós-graduação Engenharia Agrícola da UNESP-FCA-Botucatu. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia/Climatologia, hidráulica e Irrigação atuando principalmente nos seguintes temas: agrometeorologia; mudança climática; fluxos de CO2 no ambiente; hidráulica; irrigação;evapotranspiração, análise de dados climatológicos, monitoramento/sensoriamento ambiental, medição da radiação solar, desenvolvimento de software para agricultura, energia solar na agricultura, modelagem estatística de elementos climáticos, automação na irrigação. Análise de desempenho de sensores na agricultura.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Agrometeorologia; Evapotranspiração; radiação solar; manejo de irrigação via climatológica; sensores; estações meteorológicas; desenvolvimento de softwares para a agricultura.
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Bioenergia, Bioeconomia e inovação


PROF. DR. ÉRICO TADAO TERAMOTO
Telefone: (13) 3828-2900/2946
E-mail: erico.teramoto@unesp.br
Departamento: Recursos Pesqueiros e Aquicultura - DERPA; Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira - FCAVR Unesp Registro
Mestre e doutor em Energia na Agricultura - Agronomia pela UNESP de Botucatu. É bacharel em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Atua em projetos e estudos aplicados nas áreas de agricultura e aquicultura, voltados ao levantamento de dados meteorológicos, uso de fontes renováveis de energia, agrometeorologia e climatologia e modelagem com foco no uso de Aprendizado de Máquinas. Desenvolveu pós-doutorado SWE entre Unesp e Solar Institute Jülich - Fachhochschule Aachen, SIJ/FH AACHEN, Alemanha, com estudos direcionados à modelagem, simulação e projeto de heliostatos e campos de heliostatos (Energia Solar Concentrada) e do uso de Técnicas de Aprendizado de Máquinas (SVM e RNA) na estimativa da radiação solar. Atualmente é Professor Assistente Doutor no Curso de Engenharia de Pesca na UNESP - FCAVR Registro/SP, responsável pelas disciplinas de graduação Engenharia para aquicultura, Meteorologia, Matemática I e II e Tecnologias Para Uso de Energia Solar. Também pela UNESP, é pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da FCA/UNESP Botucatu, atuando dentro das linhas de pesquisa "Engenharia Agrícola de Precisão" e "Bioenergia, Bioeconomia e Inovação". É um dos membros fundadores e integrantes do Ambiente de inovação e Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Aquário de ideias), sendo responsável pelo BioRen9 (Laboratório de Prototipagem em Biotecnologias e Fontes Renováveis de Energia Aplicados na Agricultura e Aquicultura). Atua como coordenador e colaborador em projetos voltados à inovação e tecnologias sociais junto à comunidades tradicionais e comunidades de baixa renda no Vale do Ribeira.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Fontes Renováveis de Energia; Inteligência Artificial Aplicada em Sistemas Agrícolas; Inovação e Tecnologias Sociais.
Linhas de pesquisa:
Engenharia Agrícola de Precisão
Bioenergia, Bioeconomia e inovação


PROF. DR. FERNANDO BRAZ TANGERINO HERNANDEZ
Telefone: (18) 3743-1139
E-mail: fernando.braz@unesp.br
Departamento: Fitossanidade Engenharia Rural e Solos, Departamento de Fitossanidade Engenharia Rural e Solos.
Graduou-se em Engenharia Agronômica (1987) e Mestrado (1991) em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - UNESP (1987) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ - USP (1995). É Professor Titular da UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Ilha Solteira. Foi Chefe do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos e tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, sistemas de irrigação, agrometeorologia, hidrologia e fertirrigação. É Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem na UNESP Botucatu.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Planejamento Integrado e Monitoramento Ambiental (PIMA); Sistemas de Irrigação, Manejo da Água e Produtividade das Culturas (SIMAP); Extensão - Serviços de Assessoramento ao Irrigante; Projetos Especiais, com foco nos seguintes temas: demandas e análise econômica de sistemas e manejo da irrigação, agrometeorologia e fertirrigação.
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão


PROF. DR. FERNANDO BROETTO
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984), Mestrado (1991) e Doutorado (1995) em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA da Universidade de São Paulo (USP); Entre 1999 e 2000, realizou estágio Pós-Doutorado na Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha (bolsista FAPESP), sob supervisão do Prof. Dr. Ulrich Lüttge; Desde 1991 é professor da cadeira de Bioquímica Vegetal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Metabolismo Ácido de Crassuláceas e Fotossíntese, atuando principalmente nos seguintes temas: Metabolismo vegetal, estresses abióticos, trocas gasosas e relações hídricas. Credenciado junto ao Curso de Pós-Graduação (M / D) em Agronomia da FCA/UNESP - Campus de Botucatu para as AC em Horticultura, Energia na Agricultura e Irrigação. Em Novembro de 2022 realizou Concurso Público para o cargo de Professor Titular do Departamento de Ciências Químicas e Biológicas do IBB-UNESP, Campus de Botucatu, SP.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Nutrição mineral de plantas; Fisiologia e bioquímica de plantas; Estresse oxidativo e sistema de resposta antioxidativo em plantas; Tolerância ao estresse físico em plantas, com ênfase na deficiência hídrica; Uso e aplicação de biestimulantes e mtigação do estresse hídrico. Projetos em andamento: Ecofisiologia de espécies arbóreas de florestas urbanas de São Paulo, SP: um estudo de isótopos estáveis; Aplicação de silício e coinoculação com fungos micorrízicos e bactérias em feijoeiro submetido a deficiência hídrica; Ação de bioestimulantes na mitigação dos efeitos do défice hídrico na cultura da soja; Uso das cinzas do bagaço de cana-de-açúcar e biossólido no manejo nutricional do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.); Aplicação de doses de extrato de Ascophyllum nodosum em amendoim para a mitigação da deficiência hídrica; Avaliação fisiológica da grama esmeralda em diferentes estações climáticas, tratada com composto de lodo de esgoto e bioestimulantes.
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Processamento de Alimentos e Produtos Agrícolas


PROF. DR. FERNANDO DE LIMA CANEPPELE
Telefone: (19) 3565-6714
E-mail: fernando.caneppele@unesp.br
Departamento: Universidade de São Paulo (USP)
Professor Associado na Universidade de São Paulo (USP), atuando com foco em Energia e Especialista em Transição Energética e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS7). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI, 1999), Mestrado e Doutorado em Agronomia - Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP (FCA, 2007 e 2011). Além disso, detém Licenciatura para Bacharéis e Tecnólogos e Matemática adquirida pela UNINOVE (2008), Pós-Doutorado pela UNESP (2018) e Livre-Docência pela USP (2020). Com mais de 15 anos de experiência acadêmica, atualmente atua como docente na Graduação em disciplinas dos cursos de Engenharia de Biossistemas e Engenharia de Alimentos na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (FZEA). Na Pós-Graduação, é responsável por disciplinas e pela orientação de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP (FCA). Tem experiência consolidada em Engenharia Elétrica e de Energia, com atuação em Eficiência Energética, Fontes Alternativas e Renováveis de Energia, Estudos da Matriz Energética, e Geração de Energia e seu Impacto Ambiental. Também tem experiência prática adquirida em estágio na BRF durante sua formação em engenharia, o que contribui para a qualidade das suas aulas. Competência também na área de Educação no Ensino Superior e Neuro-Fuzzy. Coordena o FuturEnergy, dedicado à pesquisa, estudos e análises em Transição Energética, ODS7 e Inovação Sustentável. Também participa de grupos de pesquisa como coordenador e colaborador, e é bastante atuante na divulgação científica. Lidera o grupo de pesquisa AGROENERBIO, que foca em Energia e Simulação na Engenharia de Biossistemas e no Agronegócio, com base na USP/FZEA em Pirassununga-SP.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Pesquisa, Estudos e Análises em Transição Energética, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7 da ONU) e Inovação Sustentável em Energia. Inteligência Artificial (IA), Inteligência Computacional (IC), Neuro-Fuzzy em Sistemas Agrícolas; Os projetos de pesquisa atuais incluem "Panorama Atual e Perspectivas Futuras das Energias Renováveis no Brasil" (2020 atual), "Desafios e Oportunidades para a Transição Energética no Brasil" (2021 atual), e "Hidrogênio Verde Oportunidades e Desafios para a Transição Energética" (2022 atual). No âmbito do ensino, atua em projetos como "Aprendizagem Ativa: Promoção da Autonomia do Aluno na Construção do Conhecimento" (2021 atual) e "Ensino por Competências no Ensino Superior Implementação e Avaliação" (2022 atual). Engajado em atividades de extensão, atualmente coordena a série "Energia da USP" (2021 atual), veiculada semanalmente na Rádio USP Ribeirão Preto. A série já abordou diversos temas importantes e atuais, tais como a invasão da inteligência artificial no setor elétrico, a geração distribuída de energia solar, a crise hídrica e a relação entre energia e mudanças climáticas. Coordena também o Podcast "Energia Sustentável da USP" (2023 atual), que é transmitido quinzenalmente pela Rádio USP e disponibilizado no Jornal da USP. O podcast aborda temas atuais que tenham relação com energia, entre eles, ciências, cultura, educação e muito mais. Realiza também treinamentos e consultorias nas áreas de atuação, certificados pela CERT/USP.
Linhas de Pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão
Construções Rurais e Ambiência
Processamento de Alimentos e Produtos Agrícolas
Bioenergia


PROF. DR. FERNANDO FERRARI PUTTI
Livre-docente em Administração aplicada a Engenharia de Biossistemas pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Administrador pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharias (FCE), Campus de Tupã (2011). Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem), pela Faculdade de Ciências Agronômicas (2012), e Doutor em Agronomia (Irrigação e Drenagem), pela Faculdade de Ciências Agronômicas (2015). Realizou Pós Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Faculdade de Ciências Agronômicas (2016). Na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, foi Assessor da Reitoria na Pró-Reitoria de Graduação (2017-2021), coordenou diversos projetos e comissões durante o período. Atualmente, é professor associado responsável por ministrar as disciplinas de Economia, Empreendedorismo e Inovação, Administração e Finanças e Estatística Computacional e Empreendedorismo e Inovação para graduação e pós-graduação. Nesta instituição, também é pesquisador científico no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Horticultura. Atua junto a Reitoria como presidente da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos cursos de Graduação (2023-2025).
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Bioinsumos para a redução de efeitos do estresse hídrico; Mitigação de estresse abióticos; Desenvolvimento de tecnologia para manejo de irrigação e fertirrigação; Novos materiais para a agricultura; coordena a Rede Aqua-Bio: bioinsumos como redutor dos efeitos do estresse hídrico. Projetos em andamentos: Desenvolvimento de novas tecnologias para redução dos efeitos do estresse hídrico em modelos integrados à administração de nutrientes (FAPESP Proc. N. 22/03005-2); Rede Aqua-Bio: bioinsumos como redutor dos efeitos do estresse hídrico (CNPq Proc. N. 406288/2022-4);
Linhas de Pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão
Construções Rurais e Ambiência
Processamento de Alimentos e Produtos Agrícolas
Bioenergia


PROF. DR. GLAUBER JOSÉ DE CASTRO GAVA
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Pesquisador Científico VI do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Professor Dr. visitante de pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Fertilidade do Solo e Adubação, Agricultura Digital, Irrigação e Manejo Fitotécnico da Cana-de-açúcar.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Fertirrigação; Agricultura digital, geoprocessamento e sensoriamento remoto; Fertilidade dos solos e nutrição de plantas
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Engenharia Agrícola de Precisão
Telefone: (14) 3621-3439
E-mail: glauber.castro@sp.gov.br
Departamento: Instituto Agronômico / Núcleo Regional de Pesquisa de Jaú “Hélio de Moraes”


PROFA. DRA. HELENICE DE OLIVEIRA FLORENTINO SILVA
Telefone: (14) 3880-0075
E-mail: helenice.silva@unesp.br
Departamento: Biodiversidade e Bioestatística IB UNESP
Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado em Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem Matemática e Otimização, atuando principalmente em otimização aplicada a Biossistemas. Desde 1999 tem desenvolvido projetos de pesquisa envolvendo modelagem matemática para auxílio na resolução de problemas nas áreas agrária e médica. Desenvolve projetos conjuntos com grupos de pesquisa das Universidade Portsmouth UK, Universidade Nacional de Trujillo Peru e Universidade de Lisboa Portugal.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Aproveitamento de resíduos agro-industriais para geração de bioenergia
Linhas de pesquisa:
Bioenergia, Bioeconomia e inovação


PROF. DR. HÉLIO GRASSI FILHO
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em SOLOS E NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agronômicas, Departamento de Recursos Naturais - Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, Nutrição Mineral de Plantas, Hidroponia, Fertirrigação, Recuperação de áreas degradadas, Poluição do solo, Contaminação com Metais pesados em solos, plantas e água, Biofertilizantes, Tecnologia de Produção de Biofertilizantes, Fertilizantes Organominerais, Manejo de Resíduos de Estações de tratamento de esgoto (ETE), tanto a água residuária, a água polida, o polimento da água como o manejo do lodo de esgoto, a compostagem e os processos de alocação no meio rural e urbano. Trabalha também nos seguintes temas: nitrogênio, molibdênio, captação de N2 atmosférico, redução de nitrogênio em plantas, rizosfera, micorrizas, economia de água com resíduos orgânicos, adubação foliar com biofertilizantes e aminoácidos.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Manejo da irrigação em culturas anuais; Manejo da irrigação em culturas perenes; Manejo da irrigação em ambientes protegidos; Monitoramento do estado nutricional de plantas e da solução do solo; Tratamento e reuso de águas residuárias na agricultura irrigada; Uso racional da água na agricultura irrigada
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura


PROF. DR. JOÃO CARLOS CURY SAAD
Possui graduação em Agronomia pela FCA- Câmpus de Botucatu - UNESP (1986), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade da California, Davis, de 1999 a 2001. Obteve o título de livre-docente pela UNESP, em 2002. Professor Titular em 2017. Foi Diretor da FCA - UNESP de 2013 a 2017. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da FCA - Campus de Botucatu - UNESP. Atua na área de Irrigação e Drenagem, principalmente nos seguintes temas: otimização do dimensionamento de sistemas de irrigação pressurizados; engenharia de irrigação; uso racional da água em irrigação; sustentabilidade do uso da água e do solo na agricultura irrigada.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas Desenvolvimento de dispositivos integrados para Irrigação de Precisão; Desenvolvimento de aplicativos para dimensionamento e avaliação de sistemas de irrigação por aspersão; Uso de imagens digitais RGB e multiespectrais obtidas com Vant no manejo da agricultura irrigada; Índices bioclimáticos e a evolução temporal da demanda hídrica da agricultura irrigada.
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão


PROF. DR. JOÃO LUÍS ZOCOLER
Telefone: (18) 3743-1143
E-mail: jl.zocoler@unesp.br
Departamento: Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Unidade: Faculdade de Engenharia - Campus de Ilha Solteira (SP)
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras em 1985, Mestrado e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo em 1994 e 1998, respectivamente, e Livre-Docente em 2003. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas à otimização de recursos em sistemas de bombeamento de água
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem


PROFA. DRA. KASSANDRA SUSSI MUSTAFÉ OLIVEIRA
Telefone: (14) 3880-7532
E-mail: kassandra.oliveira@unesp.br
Departamento: Engenharia Rural e Socioeconomia
Bacharel em Biotecnologia (UNESP 2007) e Engenheira de Biotecnologia (UNESP, 2011), mestre (UNESP Rio Claro 2009) e doutora (UNESP Rio Claro 2014) em Microbiologia Aplicada tendo realizado parte experimental do doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto ao grupo de Pesquisa em Bioquímica de Carboidratos. Atualmente é Professora Assistente na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Botucatu). Tem experiência na área de Processos Fermentativos, desenvolvimento e otimização de bioprocessos para aumento de escala e exploração comercial, viabilidade econômica de processos. Trabalhou com produção e purificação de biopolímeros em fermentação aerada pura em frascos e bioreatores. Lider do Grupo de Pesquisa e Estudos em Biotecnologia Aplicada e Microbiologia (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9220573703693008). Foi Analista de Controle de Qualidade em multinacional alemã fornecendo produtos para as indústrias de alimentos e farmacêutica. Foi responsavel pela qualidade microbiologica de 3 instalações fabris de grande escala e pela qualidade produtos intermediários e finais, atendendo farmacopéias para o mercado interno e para diferentes paises da Ásia, Oriente Médio, Europa e América. Natural de Iturama (MG), esteve em licença maternidade em 2015 e 2020.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Processos fermentativos industriais; biopolímeros; biogás e biofertilizantes; controle de qualidade de produtos e processos. Viabilidade econômica de processos industriais. Desenvolvimento e otimização de processos fermentativos.
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Processamento de Alimentos e Produtos Agrícolas
Bioenergia, Bioeconomia e inovação


PROF. DR. KLEBER PEREIRA LANÇAS
Graduação em Projetos de Maquinas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1976) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988). Pós-Doutorado na UCDavis, Califórnia, USA, sob a supervisão dos profs. Shrini Upadhyaya e William Chancellor na área de Interação Máquina/Solo (1994-1995). Atualmente é professor titular de Mecânica Aplicada do Departamento de Engenharia Rural da FCA, UNESP de Botucatu. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Agricultura de Precisao e Ensaios de Máquinas e Tratores agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaio de máquinas, tratores, pneus, compactação do solo, propriedades físicas e dinâmicas do solo e amostragem do solo.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a área de Engenharia Agrícola, com ênfase em: Agricultura de Precisão; Ensaios de Máquinas, Tratores e Pneus Agrícolas; Compactação do solo, propriedades físicas e dinâmicas do solo e equipamentos de amostragem do solo no campo; Projetos de Máquinas Agrícolas; Manutenção e Segurança do Trabalho.
Linhas de pesquisa:
Engenharia Agrícola de Precisão
Máquinas e Implementos Agrícolas


PROF. DR. LEANDRO JOSE GRAVA DE GODOY
Telefone: (13) 3822-2393
E-mail: leandro.godoy@unesp.br
Departamento: Departamento de Agronomia e Recursos Naturais/ Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira - Unesp - Registro, SP
Graduado em Agronomia pela FCA/UNESP (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Agronomia/Agricultura pela FCA/UNESP - Campus de Botucatu. Foi bolsista da CAPES desde 1997 (PET) até 2005. Atuou como Coordenador Executivo do Projeto Desenvolvimento e Capacitação de Agricultores no Uso de Técnicas para Correção do Solo em Assentamentos Rurais, parceria entre o INCRA, a Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP e a FEPAF Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (2006). Foi Coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unesp de Registro por 5 anos (2013-2018). Professor Assistente Doutor (RDIDP) responsável pelas disciplinas de Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral de Plantas; Fertilizantes e Corretivos; Adubação de Culturas; e de Hidroponia e Fertirrigação; na UNESP - Campus de Registro desde 2006. É membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, revisor científico de diversos periódicos especializados das Ciências Agrárias, entre eles, Bragantia, RBCS, PAB, Semina, Irriga e Revista Ciência Agronômica e assessor ad hoc da FAPESP. Professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Agronomia - Irrigação e Drenagem, da FCA/UNESP, onde ministra a disciplina "Gramados Esportivos e Ornamentais" e colabora com as disciplinas "Fertirrigação", "Uso eficiente de fertilizantes e corretivos" e "Adubos e adubações". Líder do GEBAN (Grupo de Estudos e Pesquisas em Bananicultura: Adubação, Nutrição e Solos). Responsável pelo LAFEN - Laboratório de Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas. Atualmente é Tutor do PET/ Agro Unesp - Registro. Tem experiência na área de Nutrição e Adubação de Plantas, com ênfase no Manejo da adubação nitrogenada, adubação de gramados e da cultura da bananeira, monitoramento do estado nutricional das plantas.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a: Métodos e equipamentos para auxiliar no manejo da adubação ou fertirrigação/ Plantio e Manejo de gramados esportivos e ornamentais/ Adubação de precisão na cultura da banana
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão


PROFA. DRA. LEDA GOBBO DE FREITAS BUENO
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Fundação Pinhalense de Ensino/Centro Regional Universitário de Espirito Santo do Pinhal (CREUPI), Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola (FEAGRI) pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, na área de Construções Rurais e Ambiência. Realizou Pós-Doutorado Junior (PDJ-CNPq) na mesma instituição e continuou a pesquisar Conforto Térmico e Ambiência. Posteriormente, realizou pesquisas na área de Conforto Térmico e Ambiência para Animais de Produção, no Centro de Tecnologia da Unicamp (CT/Unicamp) como pesquisadora colaboradora com bolsa de Desenvolvimento Tecnológico. Tem experiência em Zootecnia de Precisão, Ambiência de Precisão e Conforto Térmico e Bem-Estar para Avicultura de Corte e Postura, Suínos, Bovinocultura Leiteira e de Corte. É professora Assistente Doutora, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp e atua no Câmpus da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) no Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Zootecnia de Precisão, Ambiência de Precisão, Conforto Térmico e Ambiência e Bem-Estar Animal e do Trabalhador Rural.
Linhas de pesquisa:
Construções Rurais e Ambiência


PROF. DR. LEONARDO THEODORO BÜLL
Possui Graduação (1978) em Agronomia pela UNESP, Mestrado (1983) e Doutorado (1986) em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo - USP, Pesquisador Convidado - National Institute of Agro-Environmental Sciences, Tsukuba, Japão (1987), Livre Docência (1991) e Professor Titular (1998) em Fertilidade do Solo pela UNESP. Foi Vice-Diretor (2001-2005) e Diretor (2005-2009) da FCA/UNESP de Botucatu e Pró-Reitor de Planejamento Estratégico e Gestão da UNESP (2017-2021). Foi bolsista do CNPq-Produtividade em Pesquisa de 04/1989 a 02/2021. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química e Fertilidade do Solo, Nutrição e Adubação de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Equilíbrio catiônico no solo e na planta, Eficiência agronômica de fertilizantes fosfatados, Uso de resíduos industriais e urbanos e de silício na agricultura. Líder do Grupo de Pesquisa SiSPlant - Silício no Sistema Solo-Planta.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Silício na mitigação de efeitos do estresse hídrico em plantas de interesse agronômico.
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Telefone: (14) 3880-7460
E-mail: leonardo.bull@unesp.br
Departamento: Ciência Florestal, Solos e Ambiente


PROF. DR. LINEU NEIVA RODRIGUES
Lineu Neiva Rodrigues é mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados. É orientador dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e em Agronomia (irrigação e drenagem), da Faculdade de Ciências Agronômicas - Câmpus de Botucatu. É diretor de políticas públicas da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola. Atua como consultor científico de diversos órgãos de fomento à pesquisa e revistas científicas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Rede Agrohidro. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi pesquisador visitante no Imperial College, Londres, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos da Universidade da Califórnia-EUA, Davis, e no Departamento de geoinformática, hidrologia e modelagem da Universidade de Friedrich-Schiller, Jena-Alemanha. Foi membro da Comissão Técnica de Capacitação da Embrapa. Foi supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. Foi membro do Comitê gestor dos Portfólios de Projetos em Mudanças Climáticas e de Agricultura Irrigada da Embrapa e representante do Brasil na Plataforma de Recursos Hídricos e Tecnologia de Irrigação do Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (PROCISUR). Foi membro titular da Câmara Técnica de Análise de Projetos, presidente da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia e Conselheiro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Temas de interesse: irrigação, recursos hídricos, hidrologia, mudanças climáticas.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Planejamento e manejo de recursos hídricos; Planejamento e manejo de irrigação; Modelagem hidrológica; Modelagem de sistemas agrícolas
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura


PROF. DR. LUIS GUSTAVO FREDIANI LESSA
Telefone: (14) 3880-7450
E-mail: gustavo.lessa@unesp.br
Departamento: Ciência Florestal, Solos e Ambiente
Professor Assistente Doutor, em regime RDIDP, da Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA, da UNESP, Campus de Botucatu, lotado no Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente. Docente da Graduação para os cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), graduação em Administração de Empresas pela Associação de Ensino de Botucatu (2005), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas / UNESP / Botucatu. Tem experiência na área de Geociências (Prospecção Mineral), com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Geologia, Sistema de Informação Geográfica - SIG, Sensoriamento Remoto, Ciência do Solo (Manejo e Conservação do Solo), Geologia Estrutural e Prospecção Mineral e Ciências Ambientais. Membro desde 2003 e a partir de 2017 é coordenador do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq - GEPAG (Grupo de Estudos e Pesquisas Agrárias Georreferenciadas), da FCA/UNESP/Botucatu.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Geologia aplicada à agricultura; Rochagem; Geoprocessamento de Recursos Naturais: Uso de imagens de drone na identificação e caracterização de áreas de APP, em uma das margens do Rio Lavapés, dentro da FCA, associado a estudos da recomposição florestal com espécies nativas na área de ocorrência; Determinação atual do uso e ocupação das terras, em áreas do Sítio Modelo, na FCA, apresentando a distribuição espacial de isolinhas de teores químicos das ocorrências dos tipos de solo e possíveis sugestões de uso sem a degradação do mesmo; Estudo temporal do uso e ocupação da terra na bacia do Córrego Anhumas, localizada nos municípios de Anhembi, Botucatu e Bofete, por meio de índices de vegetação, em dois períodos, para os anos de 2016 e 2021.
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão


PROF. DR. LUIS HENRIQUE BASSOI
Engenheiro agrônomo (ESALQ / USP campus de Piracicaba - 1985). Mestre em Agronomia / Irrigação e Drenagem (FCA / UNESP campus de Botucatu - 1990). Doutor em Ciências / Energia Nuclear na Agricultura (CENA / USP campus de Piracicaba - 1994). Pós-Doutorado (University of California, Davis, USA - 2000). Entre dezembro de 1994 e abril de 2015, foi pesquisador da Embrapa Semiárido, em Petrolina - PE. A partir de maio de 2015, é pesquisador na Embrapa Instrumentação, em São Carlos - SP. Principais temas de pesquisa: física do solo, manejo de irrigação, fertirrigação, uso da água na agricultura e agricultura de precisão. Membro do corpo docente e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), UNESP, campus de Botucatu.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a manejo de irrigação; fertirrigação; agricultura de precisão e reuso de água na agricultura
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão


PROF. DR. LUÍS ROBERTO ALMEIDA GABRIEL FILHO
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela FCT/UNESP (2000), mestrado em Matemática pelo ICMC/USP (2004), doutorado (2007) e pós-doutorado (2011) em Agronomia/Energia na Agricultura pela FCA/UNESP, e Livre-Docência em Matemática Aplicada e Computacional pela UNESP (2015). Também realizou estágio de pós-doutoramento em Energia pelo IST/ULisboa (2015) e foi Professor Visitante no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (2019). Atualmente é Professor Associado da FCE/UNESP e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da FCE/UNESP e Engenharia Agrícola da FCA/UNESP. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2014. Tem experiência na área de Matemática e Engenharia Agrícola, com ênfase em Modelagem Matemática e Computacional, Energização Rural e Agricultura Irrigada, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Energias Renováveis, Eficiência Energética e Sistemas Inteligentes aplicados nas Ciências Agrárias. Atualmente, seus temas principais de pesquisa são os sistemas de inteligência artificial neuro-fuzzy aplicados no manejo de culturas, no processamento de dados de sensores para uso eficiente da água na agricultura, e na Engenharia Agrícola.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Sistemas de inteligência artificial neuro-fuzzy aplicados: no manejo de culturas, no processamento de dados de sensores para uso eficiente da água na agricultura, e na Engenharia Agrícola.
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Engenharia Agrícola de Precisão


PROFA. DRA. MAGALI LEONEL
Telefone: (14) 3880-7158
E-mail: magali.leonel@unesp.br
Departamento: Centro de Raízes e Amidos Tropicais
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pelo Instituto de Biociências/UNESP, Aperfeiçoamento em Bioquímica Nutricional pela Faculdade de Medicina/UNESP, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, doutorado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP e Pós doutorado em Tecnologia de Alimentos, CERAT/UNESP. Atua desde 2001 como Pesquisadora no Centro de Raízes e Amidos Tropicais, da Universidade Estadual Paulista. Docente permanente nos Programas de pós-graduação em Agronomia, Engenharia Agrícola e Horticultura, da Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP. Foi Coordenadora Executiva do CERAT/UNESP no período de 2011 a 2015. Foi representante de Coordenadores Executivos de Unidades Complementares junto à Câmara Central de Extensão Universitária da UNESP e no Conselho Universitário da UNESP (2013-2015). Membro suplente de Representante da carreira de Pesquisador de Unidades Universitárias, Unidades Complementares ou Câmpus Experimentais na Câmara Central de pesquisa da UNESP (2019-2021). Representa a UNESP na Câmara Setorial Nacional de Mandioca. Participou no período de 2013 a 2020 como membro Titular do Conselho de Pós-graduação em Agronomia, Energia na Agricultura, FCA/UNESP e participa desde julho de 2021 como membro titular dos Conselhos de Pós-graduação em Agronomia- Horticultura e Engenharia Agrícola, FCA/UNESP. Atua nas áreas de conservação e fisiologia pós-colheita, bioquímica, processamento de produtos vegetais, tecnologias de amidos e derivados. Consultora ad hoc de agências de fomento e revisora de periódicos nacionais e internacionais.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Processamento de Raízes e Tubérculos; Conservação Pós-colheita; Tecnologia de amidos e Aproveitamento de resíduos.
Linhas de pesquisa:
Processamento de Alimentos e Produtos Agrícolas
Bioenergia, Bioeconomia e inovação


PROF. DR. MARCO ANTONIO MARTIN BIAGGIONI
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agronômicas - Campus de Botucatu (1986), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCA - Botucatu (1999). Atualmente, é Professor Adjunto III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCA - Botucatu. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Secagem e Armazenamento de Grãos, atuando principalmente nas seguintes Linhas de Pesquisa: Pós-colheita e qualidade de grãos; Análise econômico-energético de sistemas de pré-processamento e armazenamento de grãos.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Engenharia Agrícola, com ênfase em Secagem e Armazenamento de Grãos, atuando principalmente nas seguintes Linhas de Pesquisa: Pós-colheita e qualidade de grãos; Qualidade de silagem de grãos úmidos; Processamento e armazenamento de culturas energéticas; Análise econômico-energético de sistemas de pré-processamento e armazenamento de grãos; Armazenagem de precisão.
Linhas de pesquisa:
Construções Rurais e Ambiência
Processamento de Alimentos e Produtos Agrícolas


PROF. DR. PAULO ROBERTO ARBEX SILVA
Graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas FCA - Unesp Botucatu (1998), Mestrado e Doutorado em Energia na Agricultura pela FCA (2003 e 2007). Professor Doutor da FCA - Unesp Botucatu. Responsável pelas disciplinas de Máquinas Agrícolas na graduação e Equipamentos de Preparo do Solo e Cultivo Mínimo na pós graduação. Revisor das Revistas Irriga e Energia na Agricultura (Botucatu-SP), Ceres (Viçosa-MG), Agriambi (Campina Grande-PB) e Engenharia Agrícola (Jaboticabal-SP). É Coordenador do Grupo de Pesquisa em Plantio Direto (GPD) da Unesp. Atua nas áreas de grandes culturas, plantio direto, com ênfase em semeadora-adubadora. Coordenador do Projeto IPS (Inspeção Periódica de Semeadoras). Palestrante Internacional do tema "Plantabilidade de Grandes Culturas"
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a plantabilidade; mecanização agrícola e máquinas para plantio direto.
Linhas de pesquisa:
Engenharia Agrícola de Precisão
Máquinas e Implementos Agrícolas


PROF. DR. RAÚL ANDRES MARTINEZ URIBE
Telefone: (14) 3204-4276
E-mail: raul.uribe@unesp.br
Departamento: Departamento de Engenharia de Biossistemas, Faculdade de Ciências e Engenharia Campus de Tupã
Livre Docente em Irrigação pela UNESP. Professor Associado junto à FCE (Faculdade de Ciências e Engenharia) UNESP -Tupã - SP no Departamento de Engenharia de Biossistemas. Possui graduação em Engenharia Agronômica - pela UCLA (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela FCA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor visitante em 2020 no QAAFI (Queensland Alliance for Agriculture and Food Innovation) na University of Queensland (Austrália). Tem experiência na gestão educacional como coordenador de curso, coordenador Institucional do programa PIBITI, orientador de Iniciação Científica, mestrado e doutorado; professor do programa de Pós-graduação em ENgenharia Agrícola na FCA- UNESP Botucatu. É avaliador de cursos pelo INEP e pela Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área Sucroenergética , com ênfase em Cana-de-Açúcar, Irrigação e Drenagem, Modelagem Agrícola, Biomassas e Biocombustíveis.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Irrigação, hidráulica, Bioenergia, bioinsumos
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Bioenergia, Bioeconomia e inovação


PROF. DR. ROBERTO LYRA VILLAS BÔAS
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Ciências Energia Nuclear na Agricultura pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (1990) e doutorado em Ciências Energia Nuclear na Agricultura pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (1995). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertirrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: fertirrigação, nitrogênio, composto orgânico, pimentão e produção.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Fertirrigação.
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Engenharia Agrícola de Precisão
Telefone: (14) 3880-7452
E-mail: roberto.lyra@unesp.br
Departamento: Ciências Florestais, Solo e Ambiente


PROF. DR. RODRIGO LILLA MANZIONE
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), ambos na Faculdade de Ciência Agronômicas (FCA), Campus de Botucatu, doutorado em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) em São José dos Campos, e livre docência em Hidrogeografia e Agrometeorologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016) em Ourinhos. Tem experiência na área de agronomia e meio ambiente, com ênfase em modelagem estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia, hidrogeologia, agricultura de precisão, geoestatística, séries temporais, geoprocessamento, sistema de informações geográficas e mapeamentos de riscos e incertezas. Foi bolsista PDEE-CAPES, realizando estágio de doutorado no exterior (sanduíche) no instituto ALTERRA, Universidade de Wageningen, Holanda. Desde 2008 é professor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em regime RDIDP, ministrando aulas e pesquisando nas áreas de geoprocessamento, recursos hídricos e agrometeorologia no curso de Geografia do Campus de Ourinhos (CO) até 2016, entre 2017 e 2022 no curso de Engenharia de Biossistemas da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) de Tupã e a partir do segundo semestre de 2022 no curso de Geografia da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação (FCTE) de Ourinhos. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas (DEB) da UNESP/FCE-Tupã no biênio 2020/2022. Atua junto aos programas de pós graduação acadêmicos em Engenharia Agrícola da UNESP/FCA-Botucatu e Geociências e Meio Ambiente da UNESP/IGCE-Rio Claro orientando alunos de mestrado e doutorado. Também atua nos cursos de mestrado profissional em Geografia (Recursos Hídricos) da UNESP/FCT-Presidente Prudente e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) da UNESP/FEIS-Ilha Solteira. Desde 2020 é membro adjunto da School of Natural Resources (SNR) da Universidade de Nebraska (UNL) em Lincoln, EUA.
Temas que trabalha:
Atualmente a docente monitora, investiga e estuda todos os componentes do ciclo hidrológico, de maneira individual e integrada, procurando entender como possíveis mudanças e alterações interferem nas dimensões ambientais, econômicas e sociais. Para isso utiliza produtos cartográficos, dados georeferenciados, imagens de sensoriamento remoto e modernas técnicas de análise de dados espaciais em sistemas de informações geográficas (SIG/GIS) e ambientes de estatística computacional (Python e R). Sua pesquisa tem aderência principalmente com os ODS/ONU # 2, 6 e 13, mas também explora suas interfaces com os demais em escalas locais (parcelas experimentais a campo, microbacias hidrográficas), regionais (estados, municípios) e globais (grandes bacias hidrográficas). Desde 2016 é professor livre-docente nas disciplinas de Agrometeorologia e Hidrogeografia, tendo ingressado no corpo docente da UNESP em 2008.
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão


PROF. DR. RODRIGO MÁXIMO SÁNCHEZ ROMÁN
Telefone: (14) 3880-7632
E-mail: rodrigo.roman@unesp.br
Departamento: Engenharia Rural e Socioeconomia
Possui graduação em Engenharia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Superior de Ciencias Agropecuarias de La Habana (1984), mestrado em Engenharia Agrícola pela Texas AM University (1990), doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e pós-doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP; 2008 2010). Livre-Docente (UNESP, 2023) em Gestão Integrada de Recursos Hídricos utilizando métodos sistémicos.Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Membro da SBEA, da ASCE, da ASABE e da SDS. Revisor das revistas: Transactions da ASABE, Ecological Modelling, Water Resources Management, J. Water Sanitation and Development, Agricultural Water Management, IRRIGA e Engenharia Agrícola. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem (reuso de água residuárias na agricultura, SODIS, modelagem, recursos hídricos, dinâmica de sistemas, cana-de-açúcar e irrigação). Professor Doutor junto ao Departamento de Engenharia Rural na Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' -UNESP - Campus Botucatu. Membro do Conselho de Curso de Engenharia Agronômica (2018-2020;2020-2022); Coordenador do Curso de Pós-graduação em Engenharia Agrícola na FCA/UNESP-Botucatu (2021-em andamento). Editor Chefe da Revista Irriga.
Temas que trabalha:
Atualmente o docente trabalha com os projetos de pesquisa: Monitoramento do nível freático para fins de irrigação e drenagem; Otimização do dimensionamento e operação de sistemas de irrigação; Avaliação de desempenho de sistemas de irrigação; Tratamento e reuso de águas residuárias na agricultura irrigada; Sistema Integrado de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Uso racional da água na agricultura irrigada; Manejo da irrigação em ambientes protegidos; Desenvolvimento e avaliação de tecnologias de manejo da irrigação.
Linhas de pesquisa:
Engenharia da Irrigação e Drenagem
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura


PROF. DR. ROGÉRIO LOPES VIEITES
Graduação em Agronomia (1984) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências Agronômicas, Mestrado (1990) e Doutorado (1992) em Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu. Livre Docência (1998) na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal. Professor Titular (2010) na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal. Pós-Doutorado (2012) pela Universidad Politécnica de Cartagena - Espanha, Departamento de Ingeniería de Alimentos y Equipamentos Agricolas, no Grupo de Postrecolección y Refrigeración. Atualmente é (PROFESSOR TITULAR) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agronômicas, ministra aulas para os cursos de graduação em Agronomia e Nutrição, na pós-graduação a nível de mestrado e doutorado nos programas Horticultura e Energia na Agricultura, e no curso de especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colheita, qualidade, irradiação, processamento mínimo e processamento de alimentos de origem vegetal. Bolsista Produtividade CNPq.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas à Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças; Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças e Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal.
Linhas de pesquisa:
Processamento de Alimentos e Produtos Agrícolas
Telefone: (14) 3880-7515
E-mail: rogerio.vieites@unesp.br
Departamento: Produção Vegetal - Horticultura / FCA


PROFA. DRA. SARITA CÂNDIDA RABELO
Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Química (habilitação em Química Tecnológica) pela Universidade Federal de Viçosa (2000-2004), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005-2007) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2007-2010) com um período de sanduíche no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), Narbonne, França (2009). Desenvolveu seu pós-doutorado em Lunds Universitet, Lund, Suécia (2010). Foi Pesquisadora (2010-2018) e Coordenadora da Divisão de Processos Tecnológicos (2016-2018) do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) (hoje, Laboratório de Biorrenováveis (LNBR)), pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Campinas/SP, atuando na área de processamento químico e biotecnológico de biomassas visando a produção de biocombustíveis e químicos renováveis, em escala laboratorial e piloto. Atualmente é Professora Assistente Doutora no Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da UNESP/Campus de Botucatu e coordenadora do Laboratório de Bioenergia e Produtos Renováveis (LBPR) atuando na área de bioeconomia, com foco na produção de biocombustíveis e produtos biobaseados de alto valor agregado. Tem experiência no desenvolvimento de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em parceria com Empresas do ramo Químico, Energético, Biotecnológico, Cosmético e Saúde Animal. No ano de 2011 recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Engenharias II e o Grande Prêmio Capes de Tese na área de Ciências Exatas e da Terra. É bolsista de Produtividade 2 do CNPQ desde 2018, e membro da GreenBiotech Network, uma rede de colaboração científica entre jovens professores de diferentes unidades da UNESP e de outras instituições de pesquisa.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Produção de biocombustíveis empregando biomassas lignocelulósicas: etanol de segunda geração (E2G), biogás/biometano, dentre outros; Desenvolvimento de materiais nanoestruturados, a partir de biomassas lignocelulósicas, para aplicações agrícolas; Produção de prebióticos para alimentação animal; Fracionamento de biomassas lignocelulósicas para produção de ácidos orgânicos.
Linhas de pesquisa:
Processamento de Alimentos e Produtos Agrícolas
Bioenergia, Bioeconomia e inovação


PROF. DR. SAULO PHILIPE SEBASTIÃO GUERRA
Telefone: (14) 3880-7134
E-mail: sergio.rodrigues@unesp.br
Departamento: Engenharia Rural e Socioeconomia
O docente possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Realizou Pós-Doutoramento na The Univesity of Arizona - Maricopa Agricultural Center (2010). Atualmente, é Professor Associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia, Coordenador do Grupo de Pesquisa LABB - Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia (FCA/UNESP), associado ao Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN). Diretor da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) na gestão 2010-2012. Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Florestal (FCA/UNESP) na gestão 2012-2018. Assumiu em 2016 a Liderança Científica do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal - PCMAF, do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). Atual Coordenador Adjunto da International Union of Forest Research Organization (IUFRO) - Divisão 3: Forest Operations, Engineering and Management. Atual Diretor da Agência UNESP de Inovação - AUIN. Atual Pesquisador Associado da Nelson Mandela Univerisity (África do Sul) na área de mecanização da silvicultura e florestas plantada de eucalipto.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a desenvolvimento de máquinas e equipamento para mecanização da silvicultura; análises físico, químicas e energéticas de biomassas lignocelulosicas; silvicultura de florestas plantadas – eucalipto, pinus, bambu, madeira de alto valor agregado.
Linhas de pesquisa:
Máquinas e Implementos Agrícolas
Bioenergia, Bioeconomia e inovação


PROF. DR. SERGIO AUGUSTO RODRIGUES
Possui bacharelado (1997) e mestrado em Estatística (2003) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É pós-graduado em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade São Francisco - campus São Paulo (2000) e doutor pelo programa de Energia na Agricultura da Faculdade de Ciências Agronômicas - Universidade Estadual Paulista (UNESP Botucatu). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística com ênfase em Estatística Aplicada e pesquisa de mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: amostragem, modelagem estatística, estatística multivariada e aplicação da estatística em bioprocessos para tratamento de resíduos e geração de energia. Professor Dr. MS 3-2 da Faculdade de Ciências Agronômicas - Unesp Botucatu-SP (Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia).
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Agrometeorologia das culturas; Impactos das mudanças climáticas na agropecuária; Sensoriamento, automação e modelagem aplicada à agrometeorologia; Biometeorologia Animal e Vegetal. Com abordagens em: Modelagem estatística e computacional de variáveis agrometerológicas; Análise e processamento de dados multivariados; Ciências de dados com linguagem R na Engenharia Agrícola; Desenvolvimento de sistemas inteligentes e soluções computacionais nas ciências agrárias. Projetos de pesquisa em desenvolvimento: Modelos estatísticos multivariados e machine learning aplicados em estudos agrometeorológicos, biossistemas e desenvolvimento rural sustentável; Evolução temporal dos índices biometeorológicos para produções animal e vegetal da cidade de Botucatu-SP (pesquisador associado); Influência dos fatores meteorológicos e da suplementação luminosa aplicada ao cultivo do lúpulo em Botucatu-SP: um estudo de biometeorologia vegetal (pesquisador associado); Mudanças climáticas e modelagem; Modelagem e processamento de imagens e sons para estimativa da umidade dos cones de lúpulo e classificação.
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão


PROF. DR. SÉRGIO CAMPOS
Telefone: (14) 3880-7535
E-mail: sergio.campos@unesp.br
Departamento: Engenharia Rural e Socioeconomia
Possui graduação em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas (1986), doutorado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas (1993) e Livre Docência em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas (1997). . Atualmente é Professor Titular (2010) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Engenharia Agronômica, Energia na Agricultura e Irriga (Botucatu). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação geográfica, sensoriamento remoto, uso da terra, geoprocessamento e classes de declive.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Geoestatística aplicada no planejamento ambiental
Linhas de pesquisa:
Engenharia Agrícola de Precisão


PROFA. DRA. SILVIA ANGÉLICA DOMINGUES DE CARVALHO
Telefone: (14) 3880-7439
E-mail: silvia.carvalho@unesp.br
Departamento: Engenharia Rural e Socioeconomia
Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado (2002), doutorado (2008) e pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professora assistente doutora MS-2 na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na Faculdade de Ciências Agronômicas. É gestora e coordenadora do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da FCA e atua em pesquisas na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, trabalha principalmente com temas relacionados a indicadores de ciência, tecnologia e inovação, energias renováveis e mudanças climáticas, empreendedorismo e gestão da inovação.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Economia da inovação e mudança tecnológica em setores agroindustriais e em bioeconomia; Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em setores relacionados à agroindústria e energias renováveis e Empreendedorismo e gestão da inovação.
Linha de pesquisa:
Bioenergia, Bioeconomia e inovação


PROF. DR. VLADIMIR ELIODORO COSTA
Possui Graduação em Física (2000) e Mestrado em Física Aplicada (2002) pelo IGCE/UNESP de Rio Claro, Doutorado em Energia na Agricultura (2006) pela FCA/UNESP de Botucatu e Livre-Docência em Física Nuclear Aplicada às Ciências da Vida (2018) pelo IBB/UNESP. Atualmente é Professor Associado nível III do Departamento de Biofísica e Farmacologia do Instituto de Biociências (desde 2009) e Docente Responsável pelo Centro de Isótopos Estáveis no IBB/UNESP de Botucatu. Possui experiência na área de Física Nuclear Aplicada, com ênfase na Análise de Isótopos Estáveis e Espectrometria de Massa de Razão Isotópica, atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação de amostras biológicas pela análise dos isótopos estáveis; Avaliação metabólica de organismos pela análise dos isótopos estáveis. Atua no ensino de Graduação ministrando disciplinas para os Cursos de Física Médica e Ciências Biomédicas. Atua na Pós-Graduação orientando alunos de Mestrado e Doutorado nos Programas de Biotecnologia e Engenharia Agrícola (UNESP-Botucatu).
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Caracterização física, química e energética de matérias primas agrícolas e seus produtos; Análise de isótopos estáveis ambientais em estudos com amostras de origem vegetal e animal; Produção, quantificação e caracterização de materiais lignocelulósicos para fins energéticos
Linhas de pesquisa:
Processamento de Alimentos e Produtos Agrícolas
Bioenergia, Bioeconomia e inovação
Telefone: (14) 3880-0287
E-mail: vladimir.costa@unesp.br
Departamento: Biodiversidade e Bioestatística IB UNESP


PROFA. DRA. SILVIA REGINA LUCAS DE SOUZA
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadua de Maringá (1996), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Faculdade de Ciências Agrônomicas -Unesp- Botucatu. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, Zootecnia e Agronomia, com ênfase em CONFORTO TÉMICO E AMBIÊNCIA, CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA, COMPORTAMENTO E BEM-ESTAR ANIMAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiência de Precisão, Zootenia de Precisão, Conforto Térmico e Ambiência para Instalações de Bovinos de Leite, Corte, Aves de Postura e Corte, Suinos e Equinos, Conforto Témico para o Trabalhador Rural e bem-estar dos animais Domésticos e do trabalhador Rural.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Zootecnia de Precisão, Ambiência de Precisão, Conforto térmico e Ambiência, Bem-estar Animal e trabalhador Rural.
Linhas de pesquisa:
Construções Rurais e Ambiência


PROF. DR. ULISSES ROCHA ANTUNIASSI
Telefone: (14) 3880-7540
E-mail: ulisses.antuniassi@unesp.br
Departamento: Engenharia Rural e Socioeconomia
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1986), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1990) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela UNESP (1993). Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Campus de Botucatu/SP. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: adjuvantes, tecnologia de aplicação, pulverizadores, defensivos, aviação agrícola, ferrugem da soja e deriva nas aplicações.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas a Tecnologia de Aplicação de Defensivos; Boas práticas em tecnologia de aplicação; Deriva; Adjuvantes; Formulações; Pulverizadores; Aviação agrícola e Drones de pulverização.
Linhas de pesquisa:
Engenharia Agrícola de Precisão
Máquinas e Implementos Agrícolas


PROFA. DRA. VALÉRIA CRISTINA RODRIGUES SARNIGHAUSEN
Telefone: (14) 3880-7579
E-mail: valeria.sarnighausen@unesp.br
Departamento: Bioprocessos e Biotecnologia
Bacharel em Física Teórico-Experimental pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP/2002). Mestre em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP/NUPEA - Núcleo de Pesquisa em Ambiência/2007). Doutora em Ciências, também pela ESALQ, (2011). Atualmente é Professora Doutora da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Botucatu, Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia e vice-líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Agromet-FCA. É docente cadastrada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da mesma unidade, atuando nas linhas de pesquisa: Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura e Engenharia Agrícola de Precisão, com ênfase nos temas: Agrometeorologia das culturas, Impacto das mudanças climáticas na agropecuária; Sensoriamento, automação e modelagem aplicada à agrometeorologia e Biometeorologia Animal e Vegetal.
Temas que trabalha:
Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas Agrometeorologia das culturas, Impacto das mudanças climáticas na agropecuária; Sensoriamento, automação e modelagem aplicada à agrometeorologia e Biometeorologia Animal e Vegetal. Projetos em vigência: Evolução temporal dos Índices Biometeorológicos para produções animal e vegetal da cidade de Botucatu-SP; Mudanças Climáticas e Modelagem; Influência dos fatores meteorológicos e da suplementação luminosa aplicada ao cultivo de Lúpulo em Botucatu-SP: um estudo de Biometeorologia Vegetal (PROJETO – FAPESP: 2023/01792-0 - Coordenadora); Modelagem para estimativa da umidade dos cones de lúpulo por meio de processamento de imagens e sons; Calibração de lísimetro de lençol freático constante para ajuste de modelos de estimativa de evapotranspiração em Botucatu-SP; Estudo retrospectivo da cultura do lúpulo no estado de São Paulo: implantação, manejo e demanda hídrica.
Linhas de pesquisa:
Manejo e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura
Engenharia Agrícola de Precisão